Apartamento ou casa: qual escolher?

Você decidiu que está na hora de comprar ou alugar seu primeiro imóvel, ou a família cresceu e precisam de um lugar maior, ou simplesmente o local atual não satisfaz e agrada mais como antes. Mas e agora, deve escolher uma nova casa ou ir para um apartamento?

Essa é uma dúvida mais comum do que você imagina, e de fato é importante listar todos os prós e contras que existem em apartamentos e casas, afinal, essa é uma decisão que terá grande impacto na sua vida, e fazê-la de forma impensada pode causar dores de cabeça.

Portanto, antes de já pensar em onde guardar os livros ou começar a colocar a mudanças nas caixas, pegue papel e caneta e venha com a Perfeito Empreendimentos Imobiliários listar todas as vantagens e desvantagens de se morar tanto em casa, como apartamento.

Afinal, é melhor apartamento ou casa?

Primeiramente, é importante destacar que essa é uma escolha bem pessoal, indo muito de acordo com preferências, gostos, rotina, o que busca em seu novo lar, e também de facilidades e limitações que certos ambientes têm.

Segurança, privacidade, utilidades, entretenimento: tudo isso tem que ser pensado e avaliado na tomada de decisão, de acordo com seu estilo de vida, tamanho da família, entre outros pontos.

Mas para te ajudar, vamos listar vantagens e desvantagens de morar tanto em casa como em apartamento. Confira!

Vantagens e desvantagens de morar em apartamento

Apartamento ou casa

Segundo o Censo Moradia, apenas 12% dos brasileiros moram em apartamento, a maioria deles de classe B, mas essa é uma tendência que vem crescendo ultimamente, principalmente com a verticalização de grandes centros. Em Londrina, por exemplo, de 92 novos empreendimentos entregues até junho, 71 eram prédios.

Com essa alta entrega, para uma demanda que existe de fato, é possível encontrar boas oportunidades para compra ou aluguel de um novo apê. Porém, antes de dar esse passo, vamos analisar as vantagens e desvantagens.

Vantagens

Segurança

Um dos principais motivos utilizados para comprar um apartamento de fato é a segurança, ainda mais com a ajuda da tecnologia. Afinal, o controle de entrada e saída de pessoas, portaria, vigilância, alarmes e outras funcionalidades garantem uma sensação de muito mais paz morando em apartamento do que em casas, principalmente para quem vive sozinho.

Comodidade

Alguns condomínios apresentam uma série de comodidades e facilidades para o morador, como piscina, academia, parquinho para as crianças, salão de festas, quadras poliesportivas e outros.

Além de garantir o lazer e bem-estar para você e sua família, esses espaços podem representar uma economia no fim do mês, de um dinheiro que seria destinado aos mesmos serviços em outros espaços, além de não precisar fazer grandes deslocamentos.

Desvantagens

Menos privacidade e espaço

Para quem tem família grande, ou prefere que seu novo lar tenha mais espaço, acaba se frustrando um pouco com a maioria dos apartamentos, já que os modelos mais novos têm planta reduzida em comparação com as casas.

Além disso, os espaços privativos se restringem apenas ao interior do imóvel, sendo que o restante do condomínio terá que ser dividido com pessoas estranhas que moram ali também. Isso sem contar episódios de vizinhos incômodos que acabam invadindo sua privacidade, seja por excesso de barulho, cheiro de cigarro, entre outros inconvenientes.

Mais restrições

Para manter a ordem e a paz, os condomínios têm uma série de regras a serem cumpridas. Isso por um lado pode ser bom, mas você não terá a mesma liberdade que teria em uma casa.

Condomínios possuem restrições de barulhos, horários e necessidade de aprovação para fazer obras, regras para convivência em área em comum, e até limitações dentro da própria unidade, entre outros vários itens.

Vantagens e desvantagens de morar em casa

Se por um lado o apartamento ainda é minoria, claro, a casa ainda é a realidade da grande parte do país, ou 88%. E desse número, 75% são em ruas abertas, fora dos condomínios fechados ou vilas.

Além disso, o brasileiro tem uma relação de muita afetividade com suas casas, pelas memórias que trazem, pela questão do sonho do lar próprio, entre outros fatores. Portanto, se você também quer dar um passo importante em direção a sua nova casa, veja agora as vantagens e desvantagens.

Vantagens

Mais espaço, liberdade e privacidade

Dentro da sua casa, há a facilidade de poder fazer muito mais coisas em comparação com um apartamento, sem as restrições do condomínio, com mais privacidade, e em muitos casos, mais espaço também.

Além disso, sua família, as crianças (e até os pets) não precisarão dividir espaço com pessoas estranhas, com a possibilidade de fazer as coisas do seu jeito.

Menos despesas

Mesmo que more de aluguel, as casas em ruas abertas, ainda grande maioria no Brasil, trazem a facilidade de não precisar pagar taxa de condomínio ou manutenção, possibilitando uma poupança maior.

Afinal, imprevistos acontecem, o prédio pode ser velho e necessitar de muitas manutenções, ou o ser síndico mal preparado, e com isso a conta no mês vir bem salgada. Casas possibilitam que esse recurso pode ser melhor aproveitado em outra área.

Desvantagens

Segurança

Se a segurança é ponto positivo nos apartamentos, ela geralmente é um negativo nas casas de rua aberta. Por não contar com portaria ou serviços de vigilâncias, esse tipo de imóvel fica mais suscetível a invasões ou roubos no momento de chegada à residência.

Isso demanda uma segurança por conta própria, com custos para instalação de câmeras, cercas elétricas, alarmes e outros itens.

É comum também, em alguns locais, a contratação de um vigia para a rua ou bairro, que tem o custo rateado entre os moradores, sendo uma alternativa para a segurança.

Manutenção

E se por um lado você poupa o dinheiro das taxas de condomínio por mês, por outro, qualquer estrago que tiver em sua dependência, dependerá de seus próprios esforços para manutenção, sejam eles manuais, ou na contratação de um profissional capacitado.

Tenha em mente que é preciso ter um bom planejamento financeiro para não ser surpreendido com um serviço caro.

Vale lembrar também que a limpeza de uma casa tende a ser mais trabalhosa, já que inclui quintal e calçada.

Casa x apartamento

Como vimos, a preferência entre um e outro vai depender muito do seu estilo de vida, gostos, se mora sozinho, se tem família, o que busca. A grande vantagem é que independentemente da sua escolha, ou se você busca alugar ou comprar seu novo imóvel, a Perfeito tem a solução ideal.

Veja aqui, as opções para compra ou aluguel de casas. Já aqui, você pode conferir as opções de compra ou aluguel de apartamentos.

Quero um imóvel em Londrina!

E claro, se você quer dar esse grande passo rumo ao seu novo imóvel em Londrina, não pode deixar de ver as opções da Perfeito. Há 10 anos oferecemos as melhores opções de imóveis e ajudamos você a concretizar sonhos.

Entre em contato conosco ou venha nos visitar, e encontre seu mais novo imóvel.