Financiamento de imóvel novo, saiba tudo para compra da sua casa

O financiamento de imóvel novo é uma alternativa para quem deseja realizar o sonho da casa própria. Pois, é uma modalidade oferecida por instituições financeiras para que pessoas possam adquirir uma casa ou apartamento recém-construído. Ideal para quem não tem todo o valor do imóvel à vista e deseja parcelar o pagamento ao longo de alguns anos.  

Entretanto, a escolha por essa modalidade envolve uma série de etapas que precisam ser compreendidas e seguidas com atenção até a assinatura do contrato na compra de casa ou apartamento.

Neste artigo, você vai encontrar algumas informações cruciais para que você possa tomar as decisões certas e se planejar na compra de imóvel novo de forma segura. Conte com a Perfeito Empreendimentos Imobiliários para auxiliá-lo na tomada da melhor decisão!

Entenda a diferença entre Crédito imobiliário e Financiamento de imóvel

Crédito imobiliário e financiamento são termos comuns no mercado imobiliário, mas possuem diferenças importantes.

Financiamento de imóvel novo

O crédito imobiliário refere-se a um empréstimo oferecido por um banco ou instituição financeira para a compra de um imóvel. O cliente recebe o valor necessário para a aquisição e paga parcelas com juros por um período de tempo acordado, geralmente longo.

Já o financiamento de imóvel novo ou usado, é um tipo de crédito em que o próprio imóvel é utilizado como garantia do pagamento. Ou seja, o cliente recebe um valor em dinheiro para a compra da propriedade, mas o imóvel fica alienado ao banco ou instituição financeira até que o valor total seja quitado.

Como funciona o financiamento de um imóvel novo

A aquisição de imóvel novo funciona de forma semelhante ao de um imóvel usado. Geralmente, o comprador faz uma entrada e financia o restante do valor com um banco ou instituição financeira. O imóvel fica como garantia do pagamento do financiamento e, em caso de não pagamento, pode ser retomado pelo banco.

Financiamento de imóvel novo

Antes de aprovar o financiamento, o banco faz uma análise de crédito do comprador para avaliar a sua capacidade de pagamento. Para isso, são levados em consideração fatores como renda, emprego, histórico de crédito, entre outros.

Uma vez aprovado o financiamento, o comprador pode escolher o prazo e as condições de pagamento que melhor se adequam às suas necessidades e possibilidades. O prazo pode variar de acordo com o banco e a modalidade de financiamento escolhida, podendo chegar a até 35 anos.

Durante o período de financiamento, o comprador deve pagar as prestações mensais, que incluem o valor principal do imóvel e os juros cobrados pelo banco. É importante estar atento às taxas de juros, que podem variar bastante de uma instituição para outra, e escolher aquela que oferece as melhores condições.

Ao final do período de financiamento, o imóvel fica totalmente quitado e o comprador se torna proprietário integral do mesmo

É um bom momento para comprar imóvel em 2023?

Casas a venda em londrina

Para o setor imobiliário, 2023 será um ano que demandará atenção especial. Embora o cenário político esteja definido, ainda não há certeza de que a curva da inflação se estabilizará. Para adquirir um imóvel novo, é necessário levar em conta diversos fatores, como a situação econômica do país, tendências do mercado imobiliário, taxas de juros e demanda atual por imóveis.

Em momentos de economia aquecida e alta demanda, pode ser um bom momento para comprar um imóvel, principalmente se as taxas de juros estiverem baixas. Por outro lado, em momentos de recessão e baixa demanda, é preciso ter cautela. Porém, existe uma expectativa positiva de diminuição das taxas de juros em 2023.

O fortalecimento de programas habitacionais em 2023 promete aumentar a demanda por imóveis financiados. A retomada do Programa Minha Casa Minha Vida com foco no público de baixa renda deve aquecer o mercado de moradia popular. Assim a indústria imobiliária pode ter um novo fôlego para alcançar resultados promissores, cujos efeitos vão muito além do próprio setor. Afinal, o setor imobiliário é um dos principais motores da economia brasileira.

Apartamento em Londrina

Além disso, de acordo com a Valor Investe, 2023 será um ano promissor para o crédito imobiliário com recursos da poupança. Portanto, é fundamental realizar uma análise minuciosa do mercado imobiliário e da situação econômica, a fim de encontrar um bom negócio e realizar o sonho da casa própria.

Financiamento da CAIXA para compra da casa nova

Ao adquirir um imóvel pela Caixa, é importante seguir uma série de etapas, para garantir um processo tranquilo e sem imprevistos. Veja abaixo as principais para aquisição de imóvel novo:

  1. Simulação: Acesse o site da Caixa e faça uma simulação de financiamento, preenchendo um formulário com informações relevantes, como o tipo de financiamento, a categoria, o valor estimado, a localização e a renda familiar.
  2. Documentação: Separe a documentação necessária para comprovar a sua situação financeira, tais como documento de identidade, CPF, comprovante de estado civil, comprovante de endereço, comprovante de rendimentos, extrato do Fundo de Garantia, declaração de Imposto de Renda e carteira de trabalho.
  3. Análise de crédito: Após reunir toda a documentação, vá até uma agência da Caixa para solicitar uma análise de crédito e verificar qual é o tipo de crédito mais adequado para você.
  4. Regularização do imóvel: Escolha um imóvel que esteja dentro da sua faixa de crédito e que esteja regularizado e em área urbana.
  5. Avaliação técnica: A Caixa realiza uma análise técnica do imóvel escolhido para avaliar detalhes como o valor solicitado e as condições de uso.
Financiamento caixa imovel novo

Finalmente, depois de todas essas etapas, é necessário ir até o banco e assinar o contrato de financiamento. O comprador e o vendedor do imóvel devem ir juntos à agência bancária para formalizar o acordo e o novo proprietário deve registrar o imóvel no Cartório de Registro de Imóveis.

Com a casa dos seus sonhos em mente, você pode realizar a simulação da Caixa Econômica Federal aqui. A Caixa é um dos principais bancos, com as menores taxas do mercado, para realizar o financiamento do imóvel novo.

Quem não pode financiar pela CAIXA?

Existem alguns motivos comuns que podem levar à reprovação de um financiamento, na compra de casa ou apartamento, isso inclui:

  • Nome sujo/negativado:  Qualquer pessoa que solicita crédito passa por uma análise de liberação de recursos. Ter o nome sujo pode ser um requisito provável para reprovação.

 

  • Score negativo: O score de crédito é uma forma que o Serasa usa para apontar os hábitos de pagamento do cidadão no mercado. Quanto mais alto for o score, maiores são as chances de a pessoa honrar as pendências financeiras. Esse dado é usado pelos bancos para avaliar se uma pessoa tem um score para financiamento adequado.

 

  • Renda incompatível com o financiamento: A renda mensal é um fator importante para a aprovação de um financiamento. O solicitante precisa apresentar documentos que certifiquem se sua situação financeira é compatível com as parcelas. O banco avalia se o preço a ser pago mensalmente não ultrapassa 30% da renda da pessoa ou da família.

 

  • Outros financiamentos que comprometam a renda:  Alguns bancos possuem uma regra que nega o financiamento caso a pessoa solicitante tenha outro compromisso financeiro que, somado à parcela do financiamento, comprometa 30% de sua renda. Nesse caso, há grandes chances de o pedido ser negado.

 

  • Problemas com a Receita Federal: Caso o banco faça uma consulta na Receita Federal, é possível que identifique algumas restrições no CPF. Nesse caso, a instituição também pode recusar o financiamento.

Aquisição de imóvel novo: como a imobiliária pode ajudar

Uma imobiliária de confiança pode ser uma grande aliada na aquisição do seu imóvel novo através de um financiamento. Nós da Perfeito, temos anos de experiência no mercado imobiliário de Londrina. São mais de 10 anos ajudando famílias a realizarem os sonhos de conquistar a casa própria em Londrina. Sabemos as melhores condições e prestamos um atendimento personalizado para cada família.

Financiamento de imóvel novo

Primeiramente, oferecemos uma ampla variedade de opções de imóveis que se encaixam no seu perfil e orçamento, facilitando a escolha do imóvel ideal para você.

Além disso, ajudamos na análise de crédito e na obtenção do financiamento, orientando sobre as melhores opções de crédito disponíveis no mercado e auxiliando na documentação necessária para a aprovação do financiamento. Também, intermediamos a negociação entre  você e o vendedor, garantindo que todas as cláusulas do contrato sejam cumpridas e que a transação seja realizada de forma segura e transparente.

Uma imobiliária de confiança pode oferecer suporte pós-venda, acompanhando o processo de entrega das chaves e garantindo que todas as questões relacionadas ao imóvel sejam resolvidas de forma rápida e eficiente. Por isso, venha construir seu patrimônio, entre em contato conosco. 

Comprar um imóvel novo em Londrina é com a Perfeito!

O financiamento de imóveis é uma das formas mais comuns de adquirir uma casa própria no Brasil.

Lago Igapó Londrina

Com diversas opções de crédito no mercado, é possível encontrar um financiamento que se adeque às suas necessidades e orçamento. Quando se trata de imóvel novo em, há diversas vantagens, como a possibilidade de personalização e a garantia de que a propriedade está em perfeitas condições,   você terá uma valorização do imóvel com o passar do tempo, irá construir um patrimônio, poderá utilizar o FGTS como entrada e até amortizar a dívida. Aqui na Perfeito, orientamos você sobre tudo para um financiamento de imóvel novo. 

Imobiliária em Londrina Perfeito Empreendimentos Imobiliários Londrina

Contar com uma imobiliária em Londrina da sua confiança pode tornar todo esse o processo de aquisição do seu imóvel novo através de um financiamento mais fácil, seguro e tranquilo. Por isso venha nos conhecer, nossa equipe de atendimento é altamente qualificada e pronta para ajudar você e sua família na escolha do imóvel perfeito.