• Home
  • Dicas
  • Guia de Imóveis para alugar em Londrina

Guia de Imóveis para alugar em Londrina

Alugar um imóvel e se mudar é um processo que pode causar uma certa empolgação e ansiedade, mas que também demanda muita atenção aos detalhes para não ser enganado ou fazer um negócio que seja ruim para você e sua família. 

E para atender essa demanda e destacar os melhores passos para você não errar na hora de alugar seu novo lar, nós da Perfeito Empreendimentos Imobiliários preparamos esse guia de imóveis para alugar em Londrina. 

Veja agora as melhores oportunidades de locação na cidade, se é melhor comprar ou locar, quais bairros escolher e o que observar no imóvel na hora de fazer a escolha final e assinar o contrato. 

É você com muito mais segurança e tranquilidade para locar seu novo imóvel com a Perfeito. Venha conosco!

Alugar imóveis está em alta

O hábito de alugar o imóvel que irá morar ainda é bastante recorrente no Brasil. Segundo o Censo de Moradia, 27% dos brasileiros ainda residem em casas ou apartamentos locados, mesmo com 87% dos entrevistados concordando que a casa própria é um grande sonho

Além disso, a rotatividade entre imóveis ainda deve ser bem constante nos próximos dois anos, já que 1 em cada 3 brasileiros considera mudar de casa ou apartamento nesse período, sendo 58% daqueles que moram de aluguel hoje. 

E as principais queixas para isso são buscar um local mais espaçoso, insatisfação com o bairro ou local em que reside ou fim do contrato de locação. 

Outro ponto é que 25% dos brasileiros que pretendem fazer uma mudança ainda consideram o aluguel de imóveis como negócio ideal. Até porque, 70% desses que não pretendem comprar casa afirmam não ter recursos financeiros para isso, optando também pelo aluguel. 

Comprar ou locar: eis a questão

Mas então, afinal, o que considerar na hora de decidir entre comprar ou locar o imóvel? Essa é uma decisão muito importante e que demanda planejamento de vida. 

O primeiro ponto é observar a situação financeira, se é possível comprar uma casa ou dar entrada em financiamento, ou se é mais viável permanecer no aluguel e não se comprometer com grandes dívidas. É importante ter um respiro financeiro, um fundo de emergência e o montante para quitar as pendências cotidianas. Logo, não se comprometa com algo impossível de ser pago. 

Entretanto, mesmo que tenha dinheiro para comprar um imóvel, vai valer a pena dar esse passo? Vou morar aqui por vários anos para valer o investimento? A região pretendida deve valorizar nos próximos anos ou está estagnada?  

Esse são questionamentos que sempre devem ser feitos. 

Além disso, nem todo estilo de vida comporta a compra de um imóvel, e é por isso também que quanto maior a classe econômica, menor o sonho da casa própria. Muitas famílias viajam demais, trabalham em outros lugares e não fixam raízes em um lugar logo. 

Fora a questão de que é totalmente justificável alguém que prefira a rotina de pagamentos de aluguel e deixar a manutenção a cargo do proprietário do que ter que ir atrás de reformas e outros serviços para o próprio imóvel. São vários motivos que devem ser colocados na ponta do lápis antes de tomar a decisão final. 

O que observar na hora de alugar um imóvel

No entanto, não basta só chegar em um imóvel e sair assinando o contrato de aluguel. Pensando sempre na melhor escolha para você e sua família, identifique os seguintes passos e faça uma escolha segura. 

Primeiro, faça uma pesquisa sobre o local em que vai morar, converse com vizinhos e, se possível, visite o imóvel durante a semana e em horário comercial. Só assim você terá a real dimensão de como funciona o bairro, se tem muito barulho ou não, se é seguro, se tem serviços importantes nas imediações, entre outros. 

Além disso, leia com atenção a Lei do Inquilinato (8.245/91) que dispõe todos os direitos e deveres tanto de locador como de locatário, e também se atente com atenção a todos os itens do contrato antes de assiná-lo. Parece óbvio, mas é sempre importante lembrar disso. 

Também observe as condições estruturais do imóvel como paredes, pisos, mobílias, fiação elétrica, chuveiros, pontos de luz, tomadas e outros. Se atentar a um serviço ruim após a mudança pode ser uma grande dor de cabeça. Veja e exija as melhorias, caso necessário, previamente

Garantir que o imóvel esteja em perfeitas condições, que o contrato é justo e garante todos os seus direitos, e que o bairro traga tudo que for necessário para as suas necessidades irá evitar muitas dores de cabeça desnecessárias.

Quais bairros escolher

Se você está em dúvida sobre os melhores bairros de Londrina para morar, confira o nosso guia de bairros. Lá destacamos por que a cidade é o destino ideal para você, motivos para morar aqui, e os melhores bairros de acordo com todos os bolsos e preferências.  

Não deixe de ler esse conteúdo antes de se mudar! 

Melhores oportunidades de locação em Londrina

E se você já tomou a decisão de alugar um novo imóvel, mas busca as melhores oportunidades na cidade, conte com a assessoria da Perfeito Empreendimentos Imobiliários. 

Nossa missão é proporcionar as melhores soluções com rapidez e sem burocracia, para que você compre, venda ou alugue um imóvel do jeito que preferir e tenha muito mais conforto, segurança e qualidade de vida para a sua família. 

Entre em contato conosco, ou veja as melhores oportunidades de aluguel de imóveis em Londrina aqui.