Investir em imóvel vale a pena?

Seja para fazer o dinheiro render sem tanta instabilidade ou oscilações, ou para dar um destino seguro e concreto para o montante que pode estar apenas parado, será que investir em imóvel acaba valendo a pena?

Essa é uma pergunta muito mais comum do que você imagina, e todo mundo que busca dar esse passo rumo aos investimentos questiona se o universo dos imóveis pode de fato trazer grandes benefícios.

E se você também tem alguma dúvida sobre investir em imóvel, nós da Perfeito Empreendimentos Imobiliários preparamos esse material especial com todas as informações para você que deseja acertar em cheio na hora de abrir sua cartela de investimentos imobiliários. Confira!

Vantagens de investir no mercado imobiliário

O investimento sempre remete ao mercado de ações, fundos de investimento e renda fixa. Porém, algumas pessoas preferem opções de maior segurança, e que garanta retornos financeiros todo mês, ainda mais diante de taxas de juros mais altas e dificuldades em conseguir financiamentos – o que também pode ser uma oportunidade para quem já possui imóvel.

Casa em Londrina

Investimento seguro

Além disso, por características próprias do Brasil, mesmo com desvalorização no exterior, por aqui investir em imóveis acaba sendo uma opção certeira, e pode evitar grandes dores de cabeça e perda financeira, afinal, nos últimos anos nosso país passou por crises, instabilidades, pandemia, influência de guerras e mercado externo e, mesmo assim, os proprietários garantiram rentabilidade e tiveram reajustes.

Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), quem investiu em imóvel no Brasil entre 2010 e 2019 teve rendimento médio de 15,3% ao ano, considerando os ganhos tanto com a valorização, quanto com a receita de aluguéis. Esse retorno é 56% superior ao CDI do período.

Outra prova da estabilidade do mercado imobiliário, que pode ser uma grande vantagem para você, é que mesmo nos períodos mais críticos da pandemia, o mercado apresentou uma valorização de 17,63%, valor acima da inflação. O retorno financeiro foi de 6% acima da inflação.

Investir em apartamento em Londrina

Alta demanda

E mesmo assim a demanda segue muito alta, já que no início do ano passado, os lançamentos de imóveis registraram aumento de 47%, e estamos diante do menor estoque nacional de imóveis desde 2017.

Em Londrina a demanda também segue crescente, com projeção de novo crescimento em 2023. Investimentos de fora continuam chegando na cidade, algumas áreas estão em forte expansão, além da possibilidade de movimentação do mercado de baixa e média renda graças a programas de incentivo à moradia.

Investir em imóvel em Londrina

Diferenças com outros mercados

Como o nosso país ainda está se desenvolvendo, as características aqui diferem dos mercados de primeiro mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, os imóveis são uma espécie de comodities, com grandes oscilações, taxas de juros de hipotecas altas, na casa de 5,5%, pedidos de créditos em baixa e vendas que acumularam queda de 13% no último ano.

Como no Brasil o mercado acompanha a taxa de inflação, não há tantas variações em períodos de crise, já que a moradia é recurso básico e sempre tem demanda.

Portanto, pelo rendimento mensal e seguro, garantia de não perder o valor investido inicialmente, já que imóvel tende a valorizar, crescimento constante e baixíssimo risco, investir em imóvel sempre pode ser uma excelente opção.

Investir em imóveis em Londrina vale a pena

Previsões para o mercado imobiliário em 2023

Já no final do ano passado as expectativas para 2023 se mantinham altas, com perspectiva de continuidade do crescimento registrado nos últimos anos, além do bom retorno para investimentos em um mercado aquecido, com melhorias de infraestrutura e possibilidade de fortalecimento de programa de moradia social.

Graças ao imóvel seguir como segmento muito sólido, ativos consolidados, baixa volatilidade econômica e uma boa opção de reserva de valor, as pessoas seguem buscando casas e apartamentos melhores, ou sair do aluguel.

Foi o que projetou o Banco Central e também o grupo URBS. A demanda segue alta, com 5,8% de índice intenção de compra de imóveis, sendo 86% para uso próprio, e 14% para os que buscam o investimento no mercado.

Investir em imóvel vale a pena em Londrina

Mercado imobiliário londrinense em 2023

Em Londrina, esse otimismo também se destaca, muito por conta da alta demanda, posição estratégica de cidade próxima a importantes polos econômicos, boa infraestrutura e qualidade de vida, e economia forte e diversificada.

Além disso, a cidade segue em forte expansão, com destaque a grandes investimentos na zona sul, como Jardim Bela Suíça, Gleba Palhano, arredores do Lago Igapó, e região da Avenida Harry Prochet.

Investimento imobiliário em Londrina

E também, o público londrinense é exigente e busca qualidade independentemente da faixa de preço do imóvel, além do mercado ser bastante competitivo, com várias empreiteiras fortes atuando. Tudo isso aquece os negócios e eleva a oferta, garantindo uma alta expectativa para 2023, com grandes lançamentos e muita demanda.

Se você busca entrar no mundo dos investimentos, conte com a Perfeito

Portanto, diante de um mercado aquecido, com expectativas altas mesmo em períodos de crises, e com bastante demanda, investir em imóvel se mostra sempre uma boa opção, e se você precisa de assessoria para dar esse primeiro passo, conte com a Perfeito.

Com compra, venda e permuta de imóveis, além da melhor equipe de corretores de Londrina, garantimos a melhor opção para qualquer negócio.