Previsões e Expectativas para o Mercado Imobiliário em 2023

O fim de ano já chegou, e enquanto enfeitamos a casa com luzes e decoração de Natal, também pensamos no 2023 que já está batendo à porta, com todas as expectativas e previsões que existem para o mercado imobiliário.

Afinal, é fundamental entender o que está acontecendo e identificar o que projetam os melhores especialistas, antes de tomar as principais decisões dentro do mercado. O que já se pode adiantar é que, de fato, a tendência é de mais crescimento e retomada de investimentos importantes.

Portanto, se você busca investir em um mercado que não se abala com as crises, com forte expectativa para 2023, venha com a Perfeito, entenda melhor as previsões para o setor imobiliário e dê o destino certo para o seu dinheiro.

O comportamento do mercado em 2022

Se pegarmos os índices que avaliam o comportamento do mercado de 2022, o saldo geral é positivo. A virada de ano ainda era sobre um contexto mais restrito da pandemia, e em janeiro tivemos o início do conflito entre Rússia e Ucrânia.

Mesmo assim, os indicadores ABRAINC/FIPE apontaram aumento de 42% nos lançamentos no início do ano, garantindo expansão do setor com boa performance em médio e alto padrão do segmento. E apesar da leve retração em demandas, o número de novos imóveis comercializados aumentou 18% no primeiro semestre.

Por outro lado, é importante destacar que os recorrentes reajustes na taxa Selic e a inflação sobre materiais de construção impactaram o mercado negativamente.

Tendência do mercado imobiliário para 2023

E a previsão do mercado imobiliário para 2023 é positiva e promissora, com projeções que apontam continuidade do crescimento no setor e bom retorno para investimentos, pautados principalmente no fortalecimento de programas de incentivos à moradia por parte do governo, obras de infraestrutura e retorno de investidores.

Isso porque o mercado imobiliário é um segmento muito sólido no Brasil, com ativos consolidados, baixa volatilidade econômica, ainda mais com as crises recentes, e sempre sendo visto como uma boa opção para reserva de valor, principalmente de imóveis residenciais e, mais recentemente, os apartamentos, cada vez mais procurados.

Por conta desses fatores, especialistas projetam alta para o mercado em 2023, como o Banco Central e o Grupo URBS, com a demanda se destacando como fator principal, e com isso projetando índice de 5,8% de intenção de compra de imóveis já nesses últimos meses de 2022 e início do próximo ano. Desse percentual, 86% possuem interesse de uso próprio e 14% querem investir.

Mercado imobiliário em 2023

Há também a expectativa de que a taxa básica de juros caia, permitindo que o mercado consumidor, incorporadoras e construtoras paguem menos para tomar créditos, gerando aumento tanto na construção de novos empreendimentos como na possibilidade de compra via financiamento, mesmo sem variação na mesma proporção dos juros. A Selic hoje está em 13,75% ao ano, com projeção de queda para 11,25% no fim de 2023.

A soma dos fatores citados acima, junto a disponibilidade de ofertas do mercado torna também o cenário seguro e mais previsível para os clientes, fazendo com que a decisão da compra seja facilitada. Ou seja, quem quer comprar está mais seguro para fechar o negócio agora, e isso pode garantir a continuidade de alta no segmento.

Projeção do mercado em Londrina

Acompanhando a tendência nacional, o mercado imobiliário em Londrina também está otimista para 2023, com projeção de crescimento de até 10% do setor feita pelas principais construtoras da cidade.

Isso se dá pelos investimentos de fora que estão chegando à cidade, graças aos avanços do mercado local, e às grandes expansões que temos em algumas áreas, com destaque para a região das avenidas Adhemar de Barros, Harry Prochet e Waldemar Spranger, na zona sul. Só na atração de investidores e desenvolvimento daquela região, os novos negócios e projetos de alto padrão totalizaram R$ 300 milhões.

Especialistas destacam que o mercado de alto padrão segue um fluxo próprio e de alta demanda na cidade, e ainda há a possibilidade do aquecimento do mercado para baixa e média renda, encabeçados pelos programas de incentivos à moradia.

Mercado imobiliário em 2023

Já o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Norte do Paraná (Sinduscon Paraná Norte), Sandro Nobrega, afirmou que espera que leis complementares ao Plano Diretor como a Lei de Uso e Ocupação do Solo, Código de Posturas e Lei do Perímetro Urbano possam ser votadas para que se tenha uma definição maior em relação ao perímetro residencial de Londrina para que a expansão imobiliária avance ainda mais.

Quer acompanhar a tendência e investir no mercado imobiliário? Temos a solução Perfeita!

Como você viu, a tendência é que 2023 seja ainda melhor para o mercado imobiliário, com demanda principalmente para alto padrão, apartamentos mais espaçosos, contato com a natureza e segurança. E se você quer comprar ou vender algum imóvel, ou passar a investir no mercado, conte com a Perfeito Empreendimentos Imobiliários.

Oferecemos as melhores soluções para o mercado imobiliário, com compra, venda, aluguel e permuta de imóveis, ideal para o seu bolso e preferências. Entre em contato conosco ou venha nos visitar. Será um prazer lhe ajudar!